PESQUISA, EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
pesquisa.extensao@unimetrocamp.edu.br @peiunimetrocampwyden
Tudo sobre Pesquisa, Extensão e Internacionalização no Centro Universitário UniMetrocamp Wyden!
NÚCLEOS DE EXTENSÃO
O papel dos núcleos de extensão são:
-
Interação entre o Centro Universitário e a comunidade na qual está inserida;
-
Levar conhecimentos e/ou assistência à comunidade, e receber dela influxos positivos como retroalimentação, tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e também aprendendo com o saber dessas comunidades;
-
Planejar e executar as atividades de extensão respeitando e não violando os valores e a cultura da comunidade em que se insere;
-
Articulação entre ensino, pesquisa e extensão de forma a relacionar os vários conteúdos disciplinares da Instituição;
-
Cumprir seu papel perante a obrigatoriedade legal no que consta o artigo 207 da Constituição Federal e no artigo 43 e 44 da Lei de Diretrizes e Bases LDB/1996;
-
Orientar e implementar pela Resolução CNE/CES nº 07 de 18 de dezembro de 2018 - MEC.
PROJETE
O Projeto Jovens Talentos Empreendedores (PROJETE) garante a IES o fomento à pesquisa e à extensão; ao corpo discente, a articulação entre teoria e prática, proporcionando o desenvolvimento de competências, a valorização da formação ética e cidadã, a transparência, a responsabilidade socioambiental e o "aprender ao fazer" e; a sociedade, um portfolio de serviços capazes de transformar sua realidade, especialmente no contexto local, fortalecendo os laços entre a academia e a comunidade.
Coordenador: Luiz Guilherme Rezende Rodrigues


NAC
O Núcleo de Apoio a Carreira tem como objetivo contribuir na formação do egresso a patir da aplicação prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos durante sua trajetória acadêmica, permitindo o desenvolvimento de competências, tais como: negociação, comunicação; liderança, visão sistêmica, raciocínio lógico, crítico e analítico; trabaho em equipe; foco no processo e no resultado pelas vivências em situações voltadas ao incremento da carreira e pela possibilidade de experimentação da Gestão de RH e seus subsistemas.
Coordenadora: Roseli Filizatti
LABORATÓRIO DE HABITAÇÃO E ESCRITÓRIO MODELO EM ARQUITETURA E URBANISMO
O Laboratório de Habitação - Escritório Modelo em Arquitetura e Urbanismo é um espaço de coworking que possibilita aos alunos do curso a a palicação prática dos temas de aprendizagem discutidos em sala dentro de uma perspectiva interdisciplinar. É de livre participação a todos os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e outros interessados, sendo um espaço de dabate e produção aberto à sociedade.
Neste espaço, são realizados os projetos acadêmicos que objetivam contribuir para a formação do egresso por meio da aplicação prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos durante a trajetória acadêmica, permitindo o desenvolvimento de váriadas competências. O foco do trabalho extensionista, vindula-se a prestação da ATHIS - Assistência Técnica em Habitações de Interesse Social, em parceriais com a comunidade e poder público municipal.
Esta atividade é viabilizada pela aplicação da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Lei Federal nº 11.888/2008)
Coordenadora: Gelly Mendes Rodrigues


BRINQUEDOTECA
A Brinquedoteca é um laboratório de práticas pedagógicas interdisciplinares do curso de Pedagogia e se constitui em um espaço que assegura a indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão em torno da dimensão do lúdico e do brincar, compreendendo-os como forma privilegiada de ensino-aprendizagem e vivência prática dos professores em formação.
Na Brinquedoteca, são realizadas atendimentos e desenvolvimento de projetos de alunos em atividades de estágio curricular e atividades educacionais voltadas para o atendimento das crianças e pré-adoclescentes, na faixa etária de 4 a 11 anos, do município onde se localiza a IES.
Coordenadora: Silvia Cristina Salomão
ESCRITÓRIO MODELO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA ENGENHARIA
O objetivo deste escritório modelo é fortalecer as competências dos alunos matriculados nos cursos da área de Engenharias por meio de projetos de pesquisa e iniciação científica, extensão, eventos e suporte técnico à comunidade, preparando os egressos de forma mais estruturada para o mercado de trabalho, fomentando a o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Entre os pilares de atuação estão: a pesquisa, por meio de projetos de inovação e iniciação científica; a orientação profissional, com a oferta de minicursos técnicos especializados; eventos institucionais e projetos de extensão de apoio à comunidade.
Coordenador: Jonatha Roberto Pereira


LABORATÓRIO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Este laboratório tem como objetivo alavancar as operações de organizaçõe e otimizar processos, baseando-se em técnicas e tecnologias computacionais, com o intuito de obeter melhorias de custo, qualidade e escalabilidade de seus produtos e serviços.
Adicionalmente, por meio do Núcleo de Inclusão Digital, são realizadas ações que beneficiam comunidades socialmente vulneráveis, através de reaproveitamento de equipamentos, uso de software livre e realização de treinamentos com efeitos positivos sobre o meio ambiente e a inclusão digital.
O Plano de Ação é um documento fornecido pela Liderança Nacional de Área e descreve as
atividades previstas para o LTD. O Plano de ação prevê 4 eixos de atuação:
1. Desenvolvimento de software;
2. Gestão de TI;
3. Infraestrutura de TI; e
4. NID (Núcleo e Inclusão Digital), cujas atividades abrangem ações de inclusão digital.
Coordenador: Paulo Henrique de Araujo Ferreira
Contato: paulo.henarferr@professores.ibmec.edu.br
NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
Oferecido desde 2008, o atendimento realizado pelos profissionais em formação do curso de Direito do UniMetrocamp é direcionado para causas de menor complexidade e que sejam de competência do Juizado Especial Cível, como batidas de trânsito, relações de consumo e pequenas cobranças.
“O atendimento à população de forma gratuita é muito relevante, pois permite acesso à justiça e ao Poder Judiciário, sem a necessidade de um advogado. Isso facilita muito as demandas comuns, do cotidiano”, avalia o professor Bortolai.
Somente em 2021 foram realizados mais de 2.700 atendimentos presenciais. E, com a inauguração do novo espaço, que é maior, a estimativa é que esse número cresça exponencialmente. Para ser atendido, não há necessidade de senha ou agendamento prévio. O atendimento é realizado por ordem de chegada.
Coordenadora: Nívea da Costa Silva
Contato: nivea.silva@professores.unimetrocamp.edu.br


GARFO - CENTRO GASTRONÔMICO
Tem como principal objetivo contribuir para a formação do egresso por meio da aplicação prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos durante a trajetória acadêmica, permitindo o desenvolvimento de competências por meio de projetos de pesquisa, extensão e dos serviços.
Configura-se com um espaço criativo, de espírito jovem, tendo a missão de fomentar a Gastronomia da região a partir de ações de extensão e pesquisas que resultem na união do aluno da IES, do produtor rural, dos restaurantes da cidade e da comunidade local, para fazer com que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar na prática o empreendedorismo criativo. Por ser um espaço multidisciplinar, o Garfo trabalha com frenes de trabalho gerenciadas por alunos do curso de gastronomia, sendo estas: eventos, capacitação e pesquisa.
Na linha de eventos os aluno terá contato com o mercado de trabalho, por meio de eventos externos de pequeno e médio porte, exercendo o trabalho operacional de cozinha, tendo como responsabilidade desde o planejamento de cardápios adequados, até o trabalho de inovação na solução de problemas junto aos organizadores de eventos.
A linha de atuação e Capacitação é a principal área social do Núcleo Extensionista, em que os alunos do curso são multiplicadores de conhecimento, capacitando a comunidade local em oficinas e curso profissionalizantes voltados para dois públicos: os jovens que queiam aprender a cozinhar e conquistar seu espaço no mercado de trabalho; e empreendedores que necessitam de aperfeiçoamento em seus conhecimentos técnicos e administrativos.
A união do tripé Garfo-Centro Gastronômico é na área de pesquisa, já que os resultados dos eventos e das capacitações irão gerar KPI´s que serã aplicados em solução de problemas locais gastronômicos.
Este levantamento auxiliará o aprimoramento de ações efetivas para o enriquecimento cultural e social da comunidade gastronômica.
Coordenadora: Dafne Adelia Ferracini